Berlin Syndrome

Sinopse:
Clare (Teresa Palmer) é uma fotógrafa australiana que está passando férias em Berlim. Lá, ela conhece Andi (Max Riemelt), um jovem carismático que logo conquista a atenção da moça. A atração entre os dois é instantânea e eles acabam passando uma noite juntos. No entanto, quando Clare acorda na manhã seguinte, se vê sozinha e presa no apartamento de Andi.
***** Atenção, Contém Spoilers *****
Com quase duas horas de duração o filme deixa muito a desejar na minha opinião. Confesso que gosto desse tipo de filme, o modo que podemos tentar entender o que faz com que o captor seja do jeito que é, e ao mesmo tempo nos colocar no lugar da pessoa sequestrada é fascinante, mas infelizmente esse filme - apesar de uma premissa bastante interessante - não consegue passar essa visão ampla pra gente.
Porque o Andi é assim?
Entre muitas coisas que ficaram sem explicação está no motivo do Andi ser desse jeito, o filme dá algumas pinceladas pra tentar explicar isso, dizendo que a mãe dele foi embora deixou ele e o pai sozinhos, o que pode explicar um pouco essa necessidade de prender as mulheres na qual se sente atraÃdo para que não façam o mesmo. O filmes também mostra um pouco da relação dele com o pai e com os colegas de trabalho, Andi tenta manter uma certa distância desses colegas e por algum motivo associa o simples ato de tocar com segundas intenções.
Onde estar a outra mulher?
Voltando ao núcleo principal e aos fatos sem explicação, o filme deixa por alto o que aconteceu com a outra mulher sequestrada, nos fazendo imaginar que o Andi a matou, mas como o que aconteceu com ela o motivo disso acontecer também fica pra nossa imaginação. Outro ponto sem explicação é quando Andi saiu com Clare na neve e levou um machado, ele visivelmente o levantou pra bater em algo ou alguém (Clare especificamente), mas foi interrompido por crianças ficando em alto se ele realmente iria matar Clare ou se foi apenas impressão pra tornar a cena mais tensa.
O que Andi fez com o cachorro?
Uma coisa que foi evidente com relação ao personagem de Andi é que ele não quer ser feliz, ou estar perto de pessoas felizes, ele quer choro, medo, sofrimento, adrenalina, luta e tensão. Vemos isso na cena em que Clare enfim sente um pouco de felicidade brincando com o cachorro que era do pai de Andi e foi entregue a ela de presente. Logo depois disso, o Andi leva o cachorro pra passear e volta sem ele dizendo que fugiu, mas podemos ver que não foi exatamente isso que aconteceu e mais uma vez a trama fica sem explicação
O que Andi preparou para Clare e qual é o realmente o fim do Andi?
Conforme a trama se aproxima do desfecho final vemos que Andi ver no jornal um anúncio procurando por Clare e ele decide leva-la pra algum lugar alegando que a casa seria detetizada, mas sabemos que é mentira e o lugar que ele levaria Clare e o que ele faria também não é esclarecido por que uma das alunas - que descaradamente deu em cima dele em um momento da trama - ver uma foto colocada por Clare em um dos livros e decide (chamar a policia? NÃO) ir até lá ela mesmo e soltar a Clare. O por que do Andi ter fechado a entrada de água da casa antes de ir trabalhar também não ficou esclarecido, será que ele não voltaria mais e deixaria ela morrer de sede? é possÃvel, mas por que ele se daria esse trabalho podendo mata-la tão facilmente (como ele fez com o vizinho que tentou ajudar Clare a fugir). E pra fechar com chave de ouro, o que realmente aconteceu com ele? Quando Clare consegue escapar ela o tranca na casa enquanto ele grita pra ela abrir a porta, depois mostra ela em um carro olhando a paisagem de Berlim e o Andi preso na casa sentado naquela cadeira sinistra dele. Será que Clare denunciou ele pra policia quando conseguiu sair? será que ela deixou ele trancado naquela casa sem água para morrer como ele talvez fosse fazer com ela? e se sim, os colegas de trabalho dele não iriam sentir sua falta? não iriam procura-lo em casa? quando ele saiu correndo da escola a maioria dos alunos viram a foto de Clare nua e presa, será que a policia não ficaria sabendo e tentaria investigar o ocorrido? e a aluna que salvou Clare, iria ficar calada e guardar esse segredo pra sempre enquanto ele morria naquela casa?
Enfim, são perguntas que muito provavelmente nunca serão respondidas e ficarão trancadas naquela casa macabra pra sempre. Mas apesar de tanta critica, a trama também tem coisas boas, um bom exemplo disso são as atuações dos atores principais - Teresa Palmer e Max Riemelt - são realmente muito bons. A Teresa passa para os expectadores a tensão e o medo da situação em que sua personagem se encontra, além da confusão de sentimentos para com o sequestrador, a atuação dela me fez lembrar muito de Kristen Stewart. Já o Max, com o seu sex appeal em alta consegue fazer com que o personagem pareça terrivelmente atraente e atormentado, mas com um auto controle assustador, em alguns momentos podemos ter empatia por ele - quando ele explica que jogava quebra cabeça que deu a Clare quando criança e começava a montar pelo céu - pena - quando o pai dele morreu - e medo, muito medo - no Natal quando Clare perguntou o que aconteceu com a outra mulher e se ele ainda pensava nela, Andi ficou sério e encarou ela por um longo tempo em silêncio enquanto Clare continuava falando (visivelmente desconfortável). Enfim, são essas e algumas outras pequenas coisas que tornam o filme mais tolerável.
E vocês, já assistiram? Se sim, o que acharam? Se tiverem uma visão diferente da minha deixa nos comentários para que possamos entender um pouco mais sobre esse filme tenso, conte-me tudo!
Xoxo :*
