Filme - O Iluminado

"Publicado em 1977, “O Iluminado” foi o terceiro livro de Stephen King e seu primeiro best seller. A escrita da história se baseou na estadia do autor no Stanley Hotel em 1974. A ideia base da história é um hotel aparentemente “mal-assombrado” que atormenta a famÃlia Torrance, encarregada de cuidar do hotel durante seu fechamento no inverno. A grande qualidade do livro e seu bom número de vendas logo despertaram a atenção de produtores interessados em adaptá-lo para o cinema (como virou rotina na carreira de King).
O processo de escrita do roteiro do filme foi longo e conflituoso. Se por um lado Stephen King é conhecido por ser zeloso demais quanto a fidelidade de adaptação de seus livros, Kubrick sempre foi referido por seus colaboradores como um dos diretores mais difÃceis de se trabalhar. King disse em entrevistas que Kubrick chegava a telefoná-lo de madrugada para perguntá-lo se ele acreditava em Deus. Como não poderia deixar de ser, diretor e autor quase nunca concordavam sobre o rumo que a história deveria tomar, o que levou a um rompimento entre os dois e o abandono do projeto por parte de King, que até hoje vê com maus olhos o filme de 1980."
Fonte: http://republicadomedo.com.br/analise-o-iluminado-1980/
O site Republica do Medo (referenciado acima) escreveu uma analise bem detalhada sobre o filme, na qual concordo em grande parte. Eu não sou uma critica de cinema, mas vou deixar aqui a minha opinião sobre filme como prometido.
***** Atenção, Contém Spoilers *****
O filme é aberto a interpretação se o que ocorre com Jack e a famÃlia é fruta da sua imaginação, se coisas sobrenaturais realmente acontecem, ou se Jack é alcoólatra e sua abstinência por bebida o torna violento. Meu palpite é um pouco das três teorias, pense comigo:
A minha teoria é que o Hotel Overlook é realmente assombrado (por ter sido construÃdo sobre um cemitério indÃgena), Quando foi inaugurado - em 1927 - ocorreu uma festa de inauguração e essas pessoas (que estão na foto exibida no final do filme) foram brutalmente assassinadas e suas almas ficaram presas no hotel. Para não se tornar um escândalo resultado no fechamento do hotel a noticia foi abafada e esquecida com o passar dos anos. Em 1970 ocorreu outro caso de violência em que um zelador matou as duas filhas, a esposa e se suicidou, ocasionando novamente na prisão das suas almas.
Na minha opinião o hotel trás a tona o que é de pior em você e com Jack não foi diferente. O personagem já tinha um histórico de violência, era um alcoólatra em recuperação e juntando a abstinência, frustração por não conseguir produzir nada para seu livro e convivência muito próxima com a famÃlia, na qual ele se sentia preso, o tornou o alvo exato para enlouquecer e tentar torna-lo um assassino.
O filho dele é o iluminado, ou seja, seu espirito é desenvolvido e ele consegue ter alguns poderes psÃquicos, tendo um vislumbre do futuro. Exemplo disso é quando ele adivinha que o pai vai ligar e dizer que conseguiu o emprego, quando ele tem um sentimento estranho sobre o hotel antes mesmo de ter conhecido o lugar e ter flashes de algumas cenas que vão acontecer mais a frente. O Dick Hallorann que também é iluminado e consegue conversar com Danny mesmo sem falar uma palavra explica um pouco do que se trata ser o iluminado. No filme fiquei um pouco decepcionada com este personagem de Dick, me passou a impressão de que ele estava ali apenas para ter uma morte no filme e mostrar o quanto assustador e psicótico Jack estava.

A cena que Danny pegou a faca e escreveu uma palavra com batom na porta, ao meu ver, é alma dele o que quer que seja do desenvolvimento espiritual dele tentando avisar a mãe que ali não é mais seguro para eles e deve fugir imediatamente dali. Exemplo disto está quando o fantasma do zelador que morreu - que agora é barman - abre o local em que Jack está preso e o menino grita em um idioma desconhecido para a mãe acorda. Pense que se não fosse isso, Jack entraria no quarto e a mataria.
Sobre a foto no final do filme, ao meu ver, foram todas as almas que estão aprisionadas naquele lugar, inclusive Jack que após a morte se juntou a ele e enfim se tornou "livre".
Achei o filme bem tenso, tanto em relação ao cenário, como também aos personagens e seus diálogos carregados de suspense e estranhezas. Pode perceber por que esse é um dos filmes de suspense mais complexos e interessantes já criados. Se você não viu, eu recomendo.
Nota: 8,5
